O que você deve saber sobre como se tornar um construtor em Moçambique

Tens o sonho de abrir uma empresa em Moçambique? Com seu espírito empreendedor, você pode ter sucesso em iniciar o negócio. No entanto, em todos os países, osempresáriosdevemsabersobrealgunsfatosessenciaisrelacionadosaosnegócios para evitar complicações futuras. Em Moçambique, poderá encontrar algumas condições que dificultam a constituição da empresa.

 Por exemplo, você não achará fácil empregar candidatos com os talentos desejados. Embora você tenha identificado de alguma forma os candidatos certos, eles podem já estar empregados. Você sabe que a maioria das empresas neste mundo depende de sites e portais de empregos para empregar novos trabalhadores. No entanto, ao usar esses portais, você pode não encontrar muitos candidatos de Moçambique.

Conheça mais alguns factos antes de pensarem o empreendedorismo em Moçambique

A disponibilidade de tecnologias digitais em Moçambique

O uso da Internet está aumentando em vários países do mundo. Portanto, a taxa de penetração da Internet em Moçambique é de cerca de 5,9%, segundo a pesquisa realizada em 2016, pelos economistas do IGC-Moçambique de nome Novella Maugeri e Jorrit Oppewal.

Já dissemos que os portais de empregos agilizaram a busca por potenciais funcionários de uma empresa. Esses portais podem reduzir o custo de busca de recursos humanos. As empresas podem encontrar melhores funcionários para os cargos disponíveis. No entanto, a cena pode ser diferente quando você tenta recrutar funcionários usando o local de trabalho, como emprego.co.mz.

Embora seja um local de trabalho muito popular em Moçambique, você vai descobrir que:
  • A maioria dos usuários cadastrados, são jovens, com idade média de cerca de 25 anos;
  • Alguns usuários trabalham para uma empresa e procuram um emprego melhor.
Apenas alguns usuários estão desempregados e procurando um novo emprego. Assim, os portais de emprego não são a escolha certa para encontrar funcionários locais em Moçambique

Contudo, a colaboração dos sectores público e privado trará melhores recompensas

Você pode achar que é um desafio colectar informações sobre o mercado de trabalho em Moçambique. No entanto, o Ministério do Trabalho de Moçambique criou o Observatório Nacional do Mercado de Trabalho para eliminar os desafios dos empresários. Este departamento assumiu a responsabilidade de colectar e analisar os dados relativos ao trabalho. Os dados também ajudarão no refinamento da formação profissional no país.

Você pode alegar que não é fácil reunir dados precisos sobre o mercado de trabalho nos países em desenvolvimento. No entanto, as parcerias do sector público com o privado simplificaram a colecta de dados.

Os moçambicanos e a cultura empresarial

Um dos melhores factos é que os moçambicanos têm o hábito de evitar confrontos e conflitos. Eles têm um senso de respeito por seus idosos. No entanto, encontrar á profissionalismo entre estes moçambicanos.

Por último, é preciso dizer que você pode notar uma população diversificada e grupos indígenas em Moçambique. Há trabalhadores migrantes, colonialistas e imigrantes chegando a este país. Como empresário neste país, você pode encontrar funcionários de diferentes origens geográficas, culturais e económicas. No entanto, os moçambicanos nativos respeitam os estrangeiros, e você também receberá o melhor tratamento como empresário de um país diferente.

Gostou do nosso post, então deixe ficar a sua sugestão, críticas e contribuição. E não te esqueças de subscrever para continuares receber as nossas novidades.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *