Como ter sucesso empresarial em Moçambique

Moçambique é um dos países grandes e diversos com algumas regras convencionais de negócios. Apesar de Moçambique encontrar-se no grupo dos países com baixa classificação em termos de empreendedorismo, existem no país, vários clientes potenciais

É verdade que você pode encontrar problemas ao abrir o negócio mas existem formas de alcançar o sucesso nos negócios em Moçambique.

A principal razão por trás da baixa classificação, como referimos anteriormente, é que as empresas precisam obter aprovações, permissões e autorizações e, é preciso muito esforço e tempo para obter essas coisas.

Além disso, existe o risco de suborno e corrupção. Quando você conhece esses desafios, pode facilmente prosperar seus negócios no país da região sul da África.

Torne-se um membro da comunidade moçambicana

Moçambique tem sua própria comunidade, onde você pode desenvolver uma relação de trabalho positiva.

Você pode se envolver na comunidade como uma das maiores etapas para o seu sucesso empresarial. Além disso, os moçambicanos valorizam muito as interacções face a face, as relações pessoais e as cartas escritas formais

Você pode alocar alguns cartões-de-visita para divulgar o nome da sua empresa. Também é melhor agendar consultas com clientes e lidar com autoridades locais. Com seu esforço, mantenha seus novos contactos e isso o ajudará a encontrar melhores oportunidades de negócios no futuro.

Há alguns anos, na altura o Ministério da Educação e Cultura lançou o Programa Curricular de Empreendedorismo nas escolas profissionalizantes e secundárias.

Portanto, o programa ECP tem como objectivo desenvolver habilidades, conhecimentos e atitudes empreendedoras. O empreendedorismo tornou-se uma das disciplinas dos alunos do 9º ao 12º ano.

O plano de estudos inclui tópicos sobre empreendedorismo e, com diferentes actividades, os alunos podem aprender como ter sucesso empresarial em Moçambique. Eles também saberão como encontrar potenciais de negócios no país.

Além disso, o programa também inclui tópicos sobre a forma de montar o negócio e gerenciá-lo para maior economia. Os projectos realistas permitem que os alunos implementem o que aprenderam. Assim, como um dos moçambicanos, você aprenderá os truques do sucesso empresarial com a sua vida académica. Isso o ajudará a desenvolver um senso de responsabilidade e autoconfiança.

Removendo desafios para obter sucesso nos negócios

  • A burocracia não tem nenhum papel a desempenhar na gestão das necessidades do sector privado. É verdade, especialmente para as PME. Várias empresas descobriram que a lenta taxa de crescimento dos negócios é um dos desafios significativos. Nos sectores públicos e privado, há uma competição para encontrar funcionários talentosos.
  • O mercado de trabalho moçambicano não possui pessoal altamente qualificado e formado. O governo impôs restrições sobre o número de trabalhadores estrangeiros que uma empresa pode empregar. Seu objectivo é oferecer melhores oportunidades para os habitantes locais. No entanto, essa decisão resultou em lacunas de habilidades. Por isso, impede que as empresas tenham mão-de-obra altamente qualificada.
  • Uma das maiores preocupações para as empresas em Moçambique é a corrupção. Embora a autoridade legal tenha aprovado um projecto de lei anti-corrupção, ainda existem alguns problemas.

Quando conseguir superar o problema, terá sucesso nos negócios em Moçambique.

Caro leitor, estás a encarar dificuldades em obter o sucesso empreendedor em Moçambique?

Conte-nos as suas dificuldades no comentário abaixo.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *