6 vantagens de ter um auto emprego ou ser patrão de si mesmo?

Embora muitos possuam e entendam que a fonte de renda segura é unicamente o emprego, desvalorizando desta forma o auto emprego.

Esta percepção é frequente acompanharmos em conversa com amigos, colegas entre outros e ate uns perguntam-se da importância de ter um auto emprego.

Para começar “auto emprego = patrão de si = empreendedor” apesar da sua diferença nas designações

Portanto, farei uma breve visualização das vantagens do empreendedorismo, e perceberas que para alem de servir como a alavanca da economia do pais, serve também como a fonte da nossa sobrevivência.

Aliás, são enormes vantagens que advém de tornar-se dele o sustento principal das nossas famílias em detrimento de um emprego, apesar de algumas pessoas sentirem-se ainda inseguras, por medo da insolvência.

Porém, com este receio (insolvência), surgem no seio das pessoas em particular os menos arriscados, posicionamentos diversos. Ou seja,

Por um lado, as pessoas que já dispõem do emprego, preferem conformar-se com o pouco que ganham e, em não se arriscar em criar a nova fonte de renda, isto é, em desafiar o empreendedorismo.

Por outro lado, aqueles que não dispõe de nenhum emprego, criam negócios, como passatempo, isto é, aguardando um dia ter um emprego para descarta-se dele, e seguir-se permanentemente para o emprego.

Neste caso, acredito eu, que este pensamento é normal e acontece com qualquer um na vida.

Entretanto, torna-se anormal quando surge e explora-se negativamente, isto é, apegando-se a uma pedra, deixando boas oportunidades voar (de seguir um empreendedorismo).

Porém, o emprego, se comparado, não substitui um auto emprego, mas sim o contrário, esta é a pura realidade.

 Mas atenção, para chegares a fase de um auto-emprego imbatível, não é fácil não, pois exige um esforço redobrado.

Meu irmão, se nunca pensaste em criar um auto emprego ou seja, em tornar o patrão de si mesmo, pares e penses no caso.

Embora que as oportunidades surgem quando não são procuradas, é importante que corras atrás delas, não é dom não, se ele pode tu também podes, lutes até que torne-te um empreendedor de sucesso.

A seguir são os 6 benefícios de auto emprego ou vantagens de ser o patrão de si mesmo:

1 – Realização pessoal;

2 – Reconhecimento a nível familiar e pela sociedade;

3 – Sensação de liberdade e independência (ser o seu próprio patrão);

4 – Flexibilidade na tomada da decisão;

5 – Possibilidade de ter bens económicos;

6 – Possibilidade de criar riqueza.

Clique aqui, para continuar receber as nossas novidades.

Como ter o sucesso empreendedor em Moçambique?

Prezado (a) leitor (a), após o acompanhamento minucioso de certos motivos que levam um bom número de jovens, mesmo decididos a avançar com uma a vida empreendedora.

 Porém, enfraquecem-se na implementação das suas iniciativas, como também, não conseguem alcançar um bom sucesso neste ramo de actividade.

Veja os 6 segredos par ter o sucesso empreendedor em Moçambique:

1 – Capacidade de identificar a oportunidade

Para começar, o empreendedor é um inovador, é criativo, busca algo fora do comum.

Sendo assim, deve ser capaz de identificar uma oportunidade do negócio.

Neste caso, para facilitar a si na identificação de uma oportunidade do negócio, deixo ficar uma breve e simples fórmula de identificação da oportunidade, a seguir:

(P+S+A=O) ou Seja, Problema + Solução+Acção = Oportunidade

2 – Decisão

Sabias que a decisão é o primeiríssimo passo a caminho para sucesso empreendedor?

Acredites que são chamadas várias componentes a decisão, como: a vontade, a coragem, etc, ou seja, decidir é determinar a tua escolha.  

Pois é, assim que decidiste ser um empreendedor (patrão de si mesmo), tomes nota, para alcançar o teu sucesso deves estar determinado, para assumir perdas ou ganhos neste ramo de actividade.

Mais uma vez, meu caríssimo Leitor, não te estou a meter medo. Entretanto, se já pensas e decidiste em seguir este ramo de actividade, não te desanimes, ganhes a motivação para ultrapassar todos os desafios.

Aliás, nada será mais forte que a sua determinação pois já deste o seu primeiro passo, e é o mais importante por mais longa seja a tua caminhada.

3 – Inspiração (Influência)

Portanto, sem alguma excepção, todos nós precisamos de alguém que inspire-nos a fazer melhor do que sabemos e isto, não passa despercebido para um empreendedor.

Aliás, decidiste ser o empreendedor e queres vitoriar ou ganhar o sucesso neste ramo, então, não te limites, busques inspiração e obtenha muitas informações sobre a tua actividade.

Pois, é desta forma que possas pensar positivo, ver o invisível, sentir o intangível e conseguir o impossível.

Não só, procures ter uma rede de contactos com influências positivas do ramo que vais actuar, pois quando assim fizeres, maiores serão as chances de sucesso.

4 – Foco

É normal termos tanto de conhecimento sobre uma matéria ou por outra, termos uma boa capacidade para realizar com êxito os nossos objectivos.

Entretanto, não conseguir-se, mostrar as qualidades almejáveis nas nossas actividades por que alguma coisa deixou-nos atrapalhados.

Em poucas palavras, “termos tudo para dar certo e não dar certo”, e isso frequentemente acontece no nosso dia-a-dia, bem como, no quotidiano de muitos empreendedores.

Todavia, já ouviste falar das regras aplicadas nas Bibliotecas, Salas de aulas, Salas de audiência dos Tribunais, etc, ora, que visam manter o “silêncio”, obrigando os visitantes desligarem telemóveis, não falar sem a prévia permissão, etc.

Não obstante, uma das finalidades da aplicabilidade desta regra é a tutela do foco através da criação de um ambiente que favorece a concentração.

Esta regra prevalece também no ramo do empreendedorismo, com a qual, não desviar-se e manter o foco no seu objectivo, é imprescindível para alcançar o sucesso.

5 – Persistência

Naturalmente o tempo nos impõe em passar a vida em duas facetas (altos e baixos) sem esforço algum, e a mesma imposição é vigorosamente fluente na vida empreendedora, na qual apenas sobrevive os mais ousados.

Não fiques desanimado, aliás, queres te tornar sobrevivente na batalha empreendedora?

Tomes nota, a caminhada do sucesso empreendedor é feita de curvas, descidas, subidas ou seja, quando decides caminhar para o sucesso, saibas que enfrentarás muitos obstáculos, terás muitas dificuldades, passarás muitas baixas, etc.

Tudo isso poderá te levar em algum momento aos pensamentos negativos, como a incerteza de um dia teres a luz verde para tua vida empreendedora.

Acredites, quando isso te acontecer, não te desistas do teu propósito, pois constitui um momento certo para testares a tua coragem, a tua fé, as tuas capacidades de superação.

Sabias que a persistência é amiga da conquista do sucesso? Então, persista se tudo fosse fácil, qualquer um conseguiria ou ganharia.

Lembre-se do princípio que diz “Qualquer pessoa pode começar, mas apenas os ousados terminarão ou ganharão ”.

6 – Educação

Conseguiste superar os obstáculos (alcançaste o sucesso empreendedor ou seja conseguiste criar o auto emprego)? Receba os meus mil parabéns, certamente tu mereces aplausos, foste corajoso, então é momento de seres grato contigo mesmo pois muitos dos que tentaram combater a batalha, tombaram.

Mais uma vez, tenhas atitude, é o momento de teres a ética compatível com o teu ramo de actividade. Aliás, quando a ética no ambiente do teu negócio for de qualidade maior são as chances de manter o teu sucesso duradouro.

Não esqueças de subscrever-te nesse site para ficares dentro das nossas novidades.

Serviço foto em Maputo

Empreendedorismo é o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes. É um termo muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos, normalmente envolvendo inovações e riscos.

Conhecer Moçambique

Empreendedorismo é o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes. É um termo muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos, normalmente envolvendo inovações e riscos.

Cabeleireiro XPT Maputo

Empreendedorismo é o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes. É um termo muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos, normalmente envolvendo inovações e riscos.